Prefeitura de Itamarandiba inaugura Escola Municipal Professor Raymundo Nonato

A Prefeitura de Itamarandiba entregou, nesta segunda-feira (05/02), à comunidade escolar um prédio totalmente novo com aparelhamentos modernos e estrutura invejável que o torna educandário modelo do Município. Construída no bairro Bom Jesus, em uma área de 2.256,00 m², a unidade de nome Escola Municipal Professor Raymundo Nonato possui três pavimentos que dispõem de 13 salas de aula, elevador, sala para reforço pedagógico, biblioteca, dispensa, lavanderia, espaço externo, cozinha, refeitório, secretaria, direção, supervisão pedagógica, almoxarifado, quadra poliesportiva coberta, banheiros masculino e feminino para servidores, banheiro masculino e feminino para alunos e banheiros adaptados para pessoa com deficiência (PcD), que atenderão, a princípio, 540 alunos da Educação infantil e Ensino fundamental (anos iniciais).

A nova Escola, que antes se chamava Escola Municipal Ursinhos Carinhosos, recebeu o nome de Professor Raymundo Nonato em homenagem e reconhecimento pela extensa atuação do itamarandibano Raymundo Nonato Fernandes em benefício da educação brasileira. Falecido em 2020, aos 91 anos, o professor, de magistral sabedoria e célebre gestor, foi a pessoa que mais instalou escolas públicas no Brasil. Dentre os feitos em prol de Itamarandiba está o envolvimento dele na criação do Ginásio Francisco Badaró, hoje Escola Estadual São João Batista.

A secretária de Educação de Itamarandiba, Iolanda Meira, destacou a escolha do professor Raymundo Nonato como nome da unidade e ressaltou que com o novo educandário a comunidade escolar terá um ambiente próprio para desenvolver, cada vez mais, uma educação de qualidade. “O executivo e legislativo municipal foram muito felizes na escolha do nome do professor Raymundo; pessoa de atributos notáveis na área socioeducacional. Essa escola é um sonho que se torna realidade na vida de pais, alunos e servidores! Um espaço onde a aprendizagem será feita de maneira ampla, lugar onde teremos profissionais qualificados e estrutura invejável para que os alunos possam aprender e usufruir da melhor maneira possível.”, disse.

Durante o evento inaugural, o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, reforçou que o Governo dele tem compromisso com a sociedade itamarandibana e que investir na qualidade do ensino das crianças é prova de que a educação é uma das prioridades da atual administração municipal. “Estou extremamente feliz e honrado em poder entregar aos nossos conterrâneos mais uma obra que fará a diferença na vida da nossa gente! A Escola Professor Raymundo Nonato é patrimônio municipal e trará mais conforto, vontade de aprender, estudar e trabalhar. Falo com toda convicção que nossa equipe está muito mais motivada com a inauguração desta grande obra.”, argumentou o chefe do executivo municipal.

Em nome da família do professor Raymundo, o filho dele, Sr. Marcus Campos Christo Fernandes, demonstrou gratidão pela homenagem prestada a seu saudoso pai e na ocasião fez questão de explanar o amor que o itamarandibano Raymundo Nonato Fernandes nutria pela terra natal. “Mesmo tendo saído de Itamarandiba ainda muito jovem, meu pai nunca deixou de amar e se gabar por ser filho de Itamarandiba. Ele sempre nos contava histórias sobre o orgulho que tinha por ter nascido aqui.”, confidenciou.

Além do prefeito Luiz Fernando, secretária Iolanda Meira, e Sr. Marcus Vinicius, o evento inaugural contou com a presença do presidente da Câmara, Claudinei Fernandes, procurador-geral do Município, Pedro Afonso Fernandes Filho, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Bom Jesus (AMBJE), Guido dos Santos Oliveira, diretora da nova escola, Marinete Costa, amigo, filho e neta do homenageado, respectivamente, Dr. Sebastião Gusmão, Paulo Campos Christo Fernandes e Bruna Oliveira Christo Fernandes, secretários municipais, vereadores, pais de alunos e comunidade do bairro Bom Jesus.

A inauguração da escola modelo ficou marcada, também, pela entrega dos Kits escolares aos alunos da Escola Professor Raymundo Nonato. Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura tem distribuído tais kits aos alunos e professores da Rede Municipal de Educação. Somente em 2024, foram investidos aproximadamente 950 mil reais na aquisição dos materiais escolares, mochilas e uniformes que atenderão mais de 3.500 alunos na sede municipal e zona rural.