Alunos do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita/projeto “Conservatório na Escola – Itamarandiba” fazem apresentação especial na Casa da Cultura

Na segunda-feira, 27 de novembro, a Casa da Cultura João Bosco Campos foi palco de noite extraordinária; marcada pela vibrante apresentação dos talentosos alunos do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita/projeto “Conservatório na Escola – Itamarandiba”. O evento faz parte das atividades de encerramento do semestre das aulas musicais ministradas no espaço dedicado ao ensino das belas-artes, especialmente da música e canto. Com participação calorosa da comunidade e sob o olhar atento dos pais, familiares e entusiastas musicais, cerca de 70 infantojuvenis, com idades entre 07 e 17 anos, fizeram do evento Audição, Canto e Coral um espetáculo de habilidade e paixão.

O professor de canto e coral, Silas Freitas, coordenou a apresentação que teve no repertório músicas de melodias envolventes e letras profundas como: "Oração" (Banda Mais Bonita da Cidade), “Deserto" (Maria Marçal), "Era uma vez" (Kell Smith), Anunciação (Alceu Valença), "Hallelujah" (Leonard Cohen), “A Valsa Op. 34, No. 2” (Frédéric Chopin) e As Danças Húngaras de Brahms. De acordo com o professor Silas Freitas, cada performance foi uma experiência única, revelando a diversidade musical presente no Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita. Ele destacou, ainda, que a noite não foi apenas uma celebração do presente, mas também uma visão inspiradora do futuro. Nesse contexto, prometendo mais momentos extraordinários; Freitas afirmou que o Conservatório continuará a dar oportunidades para o desenvolvimento musical dos alunos. “Desde peças clássicas até composições contemporâneas, os jovens músicos demonstraram uma maestria surpreendente. Essa noite não foi apenas uma apresentação musical; foi um testemunho do potencial artístico que floresce em cada aluno. Agradecemos a todos que fizeram parte desta jornada musical, contribuindo para uma noite que certamente ficará gravada na memória cultural de Itamarandiba.”.

Ao ressaltar o apoio contínuo às artes e à educação musical, a coordenadora do Conservatório em Itamarandiba, Sra. Jayne Araújo Silva, celebrou o talento individual de cada aluno e a força da comunidade. Na oportunidade, Araújo enalteceu, também, a notável organização do evento, a pontualidade dos participantes e a escolha dos trajes e completou: “agradecemos profundamente aos dedicados professores e à equipe do Conservatório, cujo empenho contribuiu significativamente para o sucesso da noite. O apoio incansável dos pais e responsáveis, também, foi essencial, evidenciando a parceria fundamental entre escola e famílias. O comprometimento nos detalhes, a exemplo das vestimentas totalmente pretas, conferiu uma estética elegante, unificando visualmente o grupo e ressaltando a seriedade artística do evento.”

Promovido pela equipe do projeto “Conservatório na Escola – Itamarandiba” e incondicional apoio da Prefeitura, por intermédio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, o evento, que celebrou o talento dos alunos, a dedicação e orientação dos educadores, foi comandado pelo professor Silas Freitas e contou com a participação especial da professora de piano, Sara Cyrillo, professor de percussão/bateria, Pedrinho Assunção, e professora de violão, Maria Júlia Cardoso. Além deles, abrilhantaram a noite de Audição, Canto e Coral músicos convidados.