Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP) é instalado em Itamarandiba

Na quinta-feira, 31 de agosto, aconteceu a primeira reunião de instalação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (CONSEP) com ampla participação de setores dos órgãos de segurança pública, do governo municipal e da sociedade civil organizada.

Dentre outros objetivos, o CONSEP tem por finalidade propor diretrizes para a implementação das políticas públicas de segurança e cidadania com vistas à prevenção e combate à violência e criminalidade tendo como foco a promoção da transversalidade com as políticas públicas sociais e garantidora de direitos.

A constituição do CONSEP foi recentemente autorizada através de lei aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal, sendo composto por 12 representantes; sendo eles: membros da sociedade civil organizada (OAB, Rotary Clube, APAC, Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim, Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Canjuru, Rio das Pedras e Adjacências e COOPERAFI), governo municipal e órgãos de segurança pública (Polícia Militar, Civil, Penal e Guarda Municipal).

Grande incentivador da criação do CONSEP em Itamarandiba, o promotor de Justiça da Comarca, Dr. Augusto Reis Ballardim, fez questão de comparecer à reunião e na oportunidade reiterou o apoio do Ministério Público do Estado de Minas Gerais ao Conselho. Já o procurador-geral do Município, Sr. Pedro Afonso Fernandes Filho, destacou que a instalação do CONSEP é desejo antigo da comunidade e com a participação e empenho de todos trará importantes contribuições; especialmente para o fortalecimento e valorização dos órgãos de segurança pública de Itamarandiba. “Com o Conselho será possível aprimorarmos nossas políticas e ações em prol da segurança pública e é claro que isso beneficiará toda a coletividade.”.

Em consonância à fala do procurador-geral, o comandante do 2º Pelotão da 23ª CIA PM IND, Tenente Thiago Caldeira, ressaltou que o CONSEP era pleito histórico das instituições de segurança e que com ele haverá maior proximidade entre a sociedade e o Poder Público. “São várias as vantagens de se ter o CONSEP; dentre elas está a possibilidade de captação de novos recursos e investimentos que poderão ser revestidos em benefícios e melhorias das instituições.”.

O encontro, realizado no Polo UAB/Itamarandiba, serviu, também, para promover a eleição da diretoria do CONSEP que será presidida pelo comandante da Guarda Municipal de Itamarandiba, Sr. Edson Gomes da Silva Filho, vice-presidente, membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção/Itamarandiba, Dr. Tiago Cordeiro, e secretário, Sr. José da Conceição Meira (Professor Zezinho).

Além do promotor de justiça, procurador-geral do Município e comandante da PM em Itamarandiba, a primeira reunião do Consep contou com a presença da delegada da Polícia Civil da Comarca itamarandibana, Dra. Mariana Romero, secretário municipal de Administração, Gabriel de Fátima Santos, bem como representantes de Associações e da sociedade civil.