Prefeitura atua e agricultores familiares do município de Itamarandiba receberão recursos do Garantia-Safra

Itamarandiba é um dos municípios mineiros que receberão recursos do Garantia-Safra, programa social do Governo Federal que tem por objetivo assegurar ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. Contado com 853 municipalidades, Minas Gerais teve habilitados 102 municípios para o benefício Safra 22/23.

Os agricultores itamarandibanos foram contemplados graças a união de esforços da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAPAM), EMATER e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

De acordo com o secretário da SEMAPAM, Herculano Campos Gusmão, os produtores rurais de Itamarandiba, que aderiram ao benefício na safra 2022/2023, terão direito a receber R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais). “Através de valiosa parceria com a EMATER foi possível que fizéssemos minucioso levantamento das perdas na produção agrícola em decorrência da seca que atingiu nosso Município em 2023. Mobilizamos as associações dos produtores rurais para que homens e mulheres se cadastrassem no programa. Para tal, fizemos visitas in loco e elaboramos laudos com informações e registros fotográficos; tudo respeitando os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.”, explicou Gusmão.

Em Itamarandiba, 235 agricultores familiares que se cadastraram no Garantia-Safra 2022/2023 já estão aptos a receber o benefício que será pago em parcela única. A liberação do recurso injetará mais de 280 mil reais na economia local.

O pagamento respeitará as datas definidas pelo calendário de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. O saque está disponível nas agências da Caixa, nas casas lotéricas e, também, pelo aplicativo (APP) Caixa Tem.

Para mais informações, o produtor deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente; localizada na Praça Afonso Pavie, Nº 120, centro (em frente à Igreja do Rosário). Telefone: (38) 3521-3184.