Homenagem: Escola Municipal Ursinhos Carinhosos passa a se chamar Escola Municipal Professor Raymundo Nonato

Em homenagem a um dos expoentes da educação no Município de Itamarandiba, Raymundo Nonato Fernandes, que também tinha notável currículo que decorre pelos principais centros de reflexão e estudo de Minas Gerais, a Escola Municipal Ursinhos Carinhosos passou a se chamar Escola Municipal Professor Raymundo Nonato, conforme a Lei de Nº 3062/2023; aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Luiz Fernando Alves em 21 de agosto de 2023.

Segundo o chefe do executivo municipal, a homenagem se justifica pela extensa atuação do profissional Raymundo Nonato, que faleceu em 2020, aos 91 anos. Dentre os feitos em prol de Itamarandiba está seu envolvimento na criação do Ginásio Francisco Badaró, hoje Escola Estadual São João Batista.

O prefeito Luiz Fernando Alves fez questão de destacar, ainda, a magistral sabedoria do itamarandibano Raymundo Nonato, célebre gestor que mais instalou escolas públicas no Brasil. Alves explicou que as Escolas Municipais de nossa região, do restante de Minas Gerais e do Brasil, além das Estaduais, devem muito de sua qualidade e renome ao admirável professor. “Filósofo, psicólogo, educador, pedagogo e historiador; esse era Raymundo Nonato Fernandes; um homem à frente do seu tempo! Batizar esse educandário com seu nome é maneira de perpetuarmos o legado deste grande benfeitor. Tal homenagem mantem viva sua memória e eterniza os feitos que moldaram nossa história. Sendo assim, é mais que justo o reconhecimento ao notável professor itamarandibano que, além de contribuir para a educação brasileira, levava sempre consigo o nome de Itamarandiba, dando-a conhecer por todos os lugares em que passava.”, enalteceu o prefeito Luiz Fernando.

Edificada no bairro Bom Jesus, a Escola Municipal Raymundo Nonato possui três pavimentos, recebeu aparelhamentos modernos e estrutura invejável que a torna educandário modelo em Itamarandiba. Funcionando em dois turnos (matutino e vespertino), a nova estrutura conta com 13 salas de aulas que atenderão 540 alunos da Educação infantil e Ensino fundamental (anos iniciais).

Ao todo são 2.256,00 m² de área construída que além das salas de aulas, comportam elevador, sala para reforço pedagógico, biblioteca, dispensa, lavanderia, espaço externo, cozinha, refeitório, secretaria, direção, supervisão pedagógica, almoxarifado, quadra poliesportiva coberta, banheiros masculino e feminino para servidores, banheiro masculino e feminino para alunos e banheiros adaptados para pessoa com deficiência (PcD).

As obras da nova unidade de ensino estão nos últimos detalhes para a grande inauguração que acontecerá no dia 05 de fevereiro de 2024.

Biografia - Professor Raymundo Nonato Fernandes

Nascido em 24 de setembro de 1928, Raymundo Nonato Fernandes era o filho mais velho da Sra. Maria Catarina e Sr. Olimpio Fernandes, este professor e maestro da banda de música da cidade. De família numerosa, oito filhos, como muitos fizeram, mudaram-se para Belo Horizonte, em busca de trabalho e de educação para as crianças.

Terminando seus primeiros estudos em Itamarandiba, Raymundo Nonato foi matriculado no Seminário de Diamantina, origem principal da sua profunda religiosidade e grande conhecimento em teologia e filosofia. Com o tempo, despertou seu interesse pela história, principalmente pela história ligada a Minas Gerais e história da educação.

CURRÍCULO

O currículo do professor Raymundo Nonato Fernandes é espelho da sua vocação e verdadeira devoção à educação.

Professor adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Foi professor titular da cadeira de Filosofia no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), onde foi diretor-geral de mais de 7 mil alunos e criou o Curso Superior de Pedagogia, em 1970.

Na Associação Mineira de Ação Educacional foi membro do Conselho Superior e diretor da Revista AMAE Educando. Foi inspetor do Conselho Estadual de Educação e reitor da Fundação Universitária Mineira de Artes. Depois do período como reitor, dedicou-se na criação do Centro de Referência do Professor tendo, para tanto, liderado a restauração do prédio histórico da Secretaria da Educação, na Praça da Liberdade, fundando um misto de museu e centro de aperfeiçoamento para professores.

Foi sócio do Centro de História da Medicina da UFMG e associado efetivo da Arcádia de Minas Gerais. Participou de vários congressos internacionais na área de educação, chegando a chefiar a delegação brasileira em encontros promovidos pela Organização dos Estados Americanos em Washington e Paris.

Nos seus últimos anos, tinha orgulho de ser membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Minas Gerais.

Gostava de ser chamado de Professor Raymundo. Professor! Essa era a forma de tratamento que julgava enobrecer uma pessoa. O Professor Raymundo era um notável orador. Mas nunca falava de si. Suas falas caminhavam por Platão, Aristóteles, Cícero, ou pelos caminhos da educação. Seu grande orgulho foi ter fundado escolas, muitas escolas, principalmente durante o período em que foi Presidente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, que tinha centenas de escolas pelo Brasil.

Uma história que merece destaque foi a do Ginásio Francisco Badaró em Itamarandiba. Para cumprir as muitas exigências do Ministério da Educação, empenharam-se na empreitada o Professor Raymundo e Carlos Dalmo Moreira. Além dos obstáculos políticos e burocráticos, que foram superados, o Professor Raymundo foi designado Diretor da escola e tinha que, mensalmente, viajar para Itamarandiba. Em suas memórias disse que o gesto seria uma retribuição à Diocese, pelos estudos no Seminário de Diamantina. Aos filhos contava apenas histórias sobre o orgulho que tinha por ter nascido em Itamarandiba e por ter fundado escolas.

Aos 91 anos, no dia 01 de abril de 2020, professor Raymundo Nonato Fernandes faleceu deixando-nos imenso legado na área socioeducacional.