Itamarandiba forma a primeira turma da Guarda Municipal

A Prefeitura de Itamarandiba realizou na manhã desta sexta-feira (23/09) a solenidade de formatura da primeira turma da Guarda Municipal. São 09 formandos que estarão nas ruas, ainda esse ano, para dar apoio e fomentar parcerias com as forças de segurança atuantes no município itamarandibano.

A solenidade, ocorrida no Polo UAB/Itamarandiba, reuniu autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Segurança, bem como representantes da Guarda Civil Municipal de Diamantina, familiares e amigos dos formandos. Dentre os presentes estavam o vice-prefeito, Lete Monteiro, no ato representando o prefeito Luiz Fernando Alves, presidente da Câmara de Vereadores, Claudinei Fernandes, procurador geral do Município, Dr. Pedro Afonso Fernandes Filho, Comandante da Polícia Militar em Itamarandiba, Tenente Caldeira, secretários municipais e o militar da Reserva do Exército Brasileiro, Coronel Caçadini, o qual foi responsável pelo treinamento e formação dos jovens concluintes.

O vice-prefeito Lete Monteiro recordou que a implantação da Guarda Municipal de Itamarandiba (GMI) vem de encontro aos avanços alcançados pelo município nos últimos anos. Ele enalteceu o trabalho das forças de segurança e reforçou que a GMI chega para proteger e vigiar os bens, serviços e instalações; colaborando ou atuando, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a ordem e a paz social. “A criação da Guarda Municipal é mais uma demonstração de que a Atual Gestão trabalha com foco no bem-estar e segurança da nossa gente. Recentemente foi implantado o sistema de monitoramente ‘Olho Vivo’ e agora estamos a formar a primeira turma de guardas municipais. Sei que estes novos servidores da população irão fazer um trabalho respeitoso onde o diálogo deverá prevalecer. São novos tempos para Itamarandiba e seu povo!”, diz Monteiro.

Criada há dois anos, Lei complementar 069/2020, a Guarda Municipal de Itamarandiba tem dentre seus princípios básicos a proteção dos direitos humanos, exercício da cidadania, preservação da vida e o patrulhamento preventivo. Além disso, possui como competência zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do município, coibir atos infracionais que atentem contra as instalações municipais, colaborar com a pacificação de conflitos, exercer comando de trânsito que lhes forem conferidas, proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do município, cooperar com os demais órgãos de defesa civil; dentre outras.

São concluintes da 1ª Turma da Guarda Municipal de Itamarandiba:

• Wallison Junior Pires Alves
  • Cláudio Gomes de Araujo