Prefeitura inaugura duas grandiosas conquistas para o povo itamarandibano, Centro de Controle de Zoonoses e Programa Olho Vivo

Saúde, segurança, dedicação, investimento, responsabilidade... A cada dia Itamarandiba se lança a passos largos ao futuro; trazendo e ofertando melhorias que refletem diretamente na vida da população. A construção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e implantação do Programa Olho Vivo são bons exemplos disso e essas duas grandes conquistas, alcançadas pela Prefeitura Municipal, foram entregues à população itamarandibana na tarde de hoje, 30 de junho.

Implantado em Itamarandiba graças ao empenho da Atual Gestão Municipal, o Programa Olho Vivo conta com 17 câmeras espalhadas por pontos estratégicos da cidade e com 01 Central de Monitoramento 24 horas. Ao elevar agradecimentos ao deputado estadual, André Quintão, por ter destinado 350 mil reais para implantação do Programa em Itamarandiba, o prefeito Luiz Fernando Alves, grande articulador para que o sistema de videomonitoramento chegasse ao município, fez questão de enaltecer o projeto que será grande aliado na busca por uma cidade cada vez mais segura. “As imagens captadas são transmitidas em tempo real para a central de operações. As câmeras do Olho Vivo permitem a identificação de placas, cores e modelos dos veículos e vai contribuir com efeitos diretos na segurança pública, visto que auxiliará na tomada de decisões e ações dos policiais e guardas municipais.”, comemorou Alves.

O comandante do 2º Pelotão da 23ª CIA PM IND, Tenente Caldeira lembrou que o trabalho efetivo da Polícia Militar tem surtido ótimos resultados no município itamarandibano e que o Programa Olho Vivo chega para reforçar a segurança da população. “Ao contrário do que muitos pensam nosso trabalho é focado na prevenção e não na repressão. Essa ferramenta chega para nos auxiliar na precaução e combate da criminalidade, diminuindo assim consideravelmente os índices criminais. Com certeza nosso trabalho será maximizado e quem ganha é a sociedade.”, diz.

Construído pela Prefeitura de Itamarandiba, o Centro de Controle de Zoonoses conta com clínica veterinária, canil, gatil e espaço de apoio administrativo. O complexo foi erguido usando como base a estrutura onde seria construído o abatedouro municipal; o local passou por grandes transformações e toda a construção respeitou as normas estabelecidas pelos órgãos ligados ao bem-estar dos animais. A obra, custeada com recurso próprio de aproximadamente 500 mil reais, consistiu na edificação da clínica veterinária que contará com sala de triagem, consultório, sala de preparo, sala de assepsia, sala cirúrgica, central de materiais esterilizados, banheiros, recepção e área de serviço.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Alves, a construção de um canil sempre foi motivo de debates e de reivindicações por parte de veterinários, defensores da causa animal e população em geral; entretanto ele ressaltou que a Atual Gestão Municipal construiu algo muito mais abrangente ao almejado. “Nunca deixamos de nos preocupar com a situação dos animais que ficam nas ruas da cidade. O Centro de Zoonoses é um complexo com clínica veterinária, canil e gatil, tudo moderno e funcional! As castrações serão facilitadas e ações de prevenção de doenças e controle populacional animal serão intensificadas em todo o nosso município.”, diz.

Responsável pelo CCZ, a médica veterinária Mara Emiliana Silva Matos explicou que os encaminhamentos dos animais ao Centro serão mediante alguns pré-requisitos. Cães e gatos em situação de rua e originários de famílias inseridas na faixa de baixa renda terão atendimentos prioritários. “Os acolhimentos serão realizados de segunda a sexta-feira com o serviço sendo agendado exclusivamente pelo aplicativo WhatsApp número (38) 9.8826-4742. Mas, é claro que urgência e emergências, também, serão atendidas.”, explicou Matos.

Mara Emiliana destacou, ainda, que em parceria com a Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Itamarandiba foi contemplada com 1.016 chips mais 01 leitor. Segundo ela, os chips serão implantados em todos os caninos que forem atendidos no CCZ e completou: “Estamos fazendo um trabalho exemplar! Os animais atendidos no Centro de Zoonoses serão chipados e isso nos permitirá fazer o acompanhamento deles. Também faremos campanhas e levaremos cães e gatos para a feira de adoção.”.

A solenidade de inauguração de ambas as estruturas contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, representantes de órgãos públicos, lideranças empresariais e comunitárias, bem como de pessoas da sociedade civil ligadas à segurança pública e à causa animal.