Professores da rede municipal de ensino de Itamarandiba e Carbonita participam de Aula Inaugural da Formação de Professores do Pacto Mineiro pela Alfabetização

As Prefeituras de Itamarandiba e Carbonita, por meio de suas Secretarias de Educação, se uniram e promoveram, na terça-feira, 03 de janeiro, a Aula Inaugural da Formação de Professores do Pacto Mineiro pela Alfabetização. Realizado em Itamarandiba, na Escola Municipal Professor Lourenço Pimenta, o encontro contou com 130 professores do 1° ao 5° ano dos anos iniciais dos dois municípios. Ante a relevância do evento, os senhores Pedro Afonso Fernandes Filho e José Marcelino Santos, respectivamente prefeitos de Itamarandiba e Carbonita, também se fizeram presentes e reforçaram a importância do fortalecimento no compromisso coletivo com a alfabetização das crianças itamarandibanas e carbonitenses.

O encontro marcou o início oficial das atividades formativas e simbolizou a reafirmação do pacto com a educação pública, a equidade e o direito de aprender, princípios que norteiam a política estadual e nacional de alfabetização. Em seu pronunciamento, o prefeito Pedro Afonso, destacou que a proposta do Pacto Mineiro é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade certa, reconhecendo a alfabetização como base essencial de todas as aprendizagens e completou: “cuidar da alfabetização é cuidar do futuro dos municípios. Valorizar o professor e oferecer formação de qualidade é garantir que nossas crianças tenham mais oportunidades e aprendizado sólido desde os primeiros anos.”. Por sua vez, em consonância à fala do colega, o chefe do executivo municipal de Carbonita, José Marcelino, enalteceu a união entre os dois municípios em prol da educação. “Quando trabalhamos juntos, fortalecemos nossas redes de ensino e ampliamos os resultados. O Pacto Mineiro sobressai como política que coloca a alfabetização como prioridade absoluta.”, comemorou.

A programação da aula inaugural contou com momentos culturais e organização de grupos de formação, que foram conduzidos pelas formadoras responsáveis pelos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Convidada para explanar sobre o Pacto Mineiro pela Alfabetização, a articuladora municipal do polo de Itamarandiba, especialista em educação, Sra. Eliane Pires, apresentou os objetivos, diretrizes e estratégias da política nacional e estadual. Pires ressaltou, inclusive, que o pacto vai além do ensinar a ler e escrever; pois, segundo ela, há promoção da autonomia, cidadania e inclusão; fatores que são fundamentais no apoio ao professor nas formações baseadas em evidências e no trabalho colaborativo.

Além de professores e prefeitos; também se fizeram presentes ao evento: as secretárias de Educação de Itamarandiba, Maria de Lourdes Monteiro, de Carbonita, Vanda Helena Moreira, diretores escolares e as formadoras dos professores de 1º ao 5º ano, senhoras Romilda Alves Rodrigues Lopes, Juliana de Fátima Meira, Gildene Aparecida Oliveira Reis, e Juliana Ribeiro dos Santos.

Ao final do evento, foi reforçado que o sucesso do Pacto Mineiro pela Alfabetização depende do engajamento dos professores, do fortalecimento do trabalho coletivo nas escolas e da continuidade das ações formativas, reafirmando que alfabetizar é promover dignidade, cidadania e novas possibilidades para todas as crianças.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba



















