Seminário em Itamarandiba celebra boas práticas educacionais e resultado histórico na alfabetização

Na quinta-feira, 04/12, a Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Aperam, realizou, no Polo UAB-Itamarandiba, o Seminário de “Reconhecimento de Boas Práticas. O evento contou com a presença do prefeito, Pedro Afonso Fernandes Filho, secretária municipal de Educação, Maria de Lourdes Monteiro, representante da Fundação Aperam, Marli Andrade, equipe técnica pedagógica e gestores escolares.

Com o propósito de reconhecer publicamente as práticas exitosas desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura homenageou diretoras, especialistas em educação, professores e alunos pelas iniciativas inovadoras. Todo o conteúdo foi compilado no livro “Boas Práticas”, resultado de minucioso levantamento realizado pelas pedagogas das escolas, organizado pela coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação e editado pela consultoria da Fundação Aperam. Cada gestor recebeu um exemplar do livro para compartilhar com os coautores do “chão de escola”.

Durante o Seminário, a secretária Maria de Lourdes enfatizou que o reconhecimento das boas práticas é eixo essencial do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA); pois valoriza as inovações e estratégias focadas na alfabetização e na recomposição das aprendizagens dos alunos. Ela destacou, ainda, o impacto de práticas internas da Secretaria, como a Comissão de Atendimento Educacional Especializado (AEE), o Núcleo de Atenção Psicossocial às comunidades escolares e as coordenações pedagógicas, que contribuem diretamente para os resultados positivos. “Quando damos visibilidade às iniciativas que nascem dentro das escolas e da própria Secretaria, fortalecemos a alfabetização e a recomposição das aprendizagens, garantindo que nenhuma criança fique para trás.”, afirmou secretária Maria de Lourdes.

Articuladora municipal do CNCA em Itamarandiba, a especialista em Educação, Eliane Pires, ressaltou que graças ao monitoramento do Índice de Alfabetização (ICA), medido pelo CNCA – que avalia em porcentagem a alfabetização dos alunos com meta de 100% até os sete anos de idade –, Itamarandiba obteve resultado histórico. Segundo ela, a rede municipal itamarandibana saltou de 59,10%, em 2023, para 81,25% este ano; feito que coloca o município em posição de destaque na Regional de Educação de Diamantina. Isso supera a meta nacional proposta pelo Ministério da Educação para todos os municípios brasileiros até 2030, que é de 80%. “Estamos orgulhosos desse salto. É fruto do compromisso coletivo de toda a equipe e prova que Itamarandiba está à frente na garantia de uma educação de qualidade para nossas crianças.”, comemorou Pires.

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba

© 2019 Prefeitura Municipal de Itamarandiba