Prefeitura de Itamarandiba realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025/2028

Na tarde do dia 12 de dezembro, Itamarandiba sediou o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Ciclo 2025/2028 – que marcou o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescente. O momento foi dedicado ao diálogo, escuta e troca de experiências entre gestores, técnicos e a comunidade, integrando os princípios de participação e transparência que norteiam o Selo UNICEF.

O vice-prefeito Valério Fernandes Araújo enalteceu a iniciativa, que segundo ele, convoca a sociedade a olhar com seriedade e compromisso para as crianças e adolescentes. Araújo explicou que o encontro permitiu fortalecer políticas públicas, ampliar direitos e construir um município mais justo, acolhedor e cheio de oportunidades. “O Selo UNICEF não é apenas um título; é um compromisso! Significa planejar, agir e monitorar resultados concretos na saúde, educação, assistência social e participação cidadã. Significa unir Governo Municipal, conselho tutelar, escolas, unidades de saúde, associações, igrejas, organizações sociais e, principalmente, nossas famílias.”, diz.

Além do vice-prefeito Valério – no ato representando o prefeito Pedro Afonso –, o evento, realizado na Casa da Música, contou com a presença do chefe de gabinete, Antônio Afonso Andrade, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Elisângela Carvalho; secretária municipal de Saúde, Alda Bié, secretário municipal de Administração, Gabriel de Fátima Santos, representante da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Pires, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria do Socorro Lima, presidente do Conselho Tutelar de Itamarandiba, Silvia Alves da Silva, profissionais das áreas de assistência social, educação e saúde, além de representantes da sociedade civil e adolescentes que integram o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

Articuladora do Selo UNICEF em Itamarandiba, a secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Elisângela Carvalho ressaltou que o objetivo do encontro é apresentar e discutir as ações desenvolvidas pelo município de Itamarandiba ao longo de 2025, bem como traçar novas metas e estratégias que promovam avanços nas políticas públicas essenciais à garantia de direitos. A secretária reforçou, ainda, a importância do Selo UNICEF como ferramenta de mobilização social e de desenvolvimento das políticas públicas municipais. “Este Fórum se mostrou passo essencial para construirmos um futuro mais justo e acolhedor. Ele nos convida a olhar para as desigualdades que ainda persistem e a trabalhar de maneira integrada para superá-las. Por meio de metas claras e da participação da comunidade, conseguimos avançar na proteção, inclusão e promoção dos direitos da população infantojuvenil.”.  

Em tempo:

De iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Selo UNICEF reconhece os municípios brasileiros que promovem e garantem os direitos de crianças e adolescentes. Ele busca fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para a infância e adolescência. Os municípios participantes elaboram plano de ação de quatro anos com metas em áreas como saúde, educação e assistência social. O UNICEF monitora e apoia os municípios durante o ciclo, fornecendo indicadores e orientações; as municipalidades que demonstram avanços recebem o Selo UNICEF.

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba

© 2019 Prefeitura Municipal de Itamarandiba