A Prefeitura de Itamarandiba, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e a Polícia Militar de Minas Gerais se uniram, mais uma vez, para dizer “NÃO” à violência contra a mulher! Neste contexto, os três órgãos realizaram, ao longo do mês de agosto, diversas ações alusivas à Campanha “Agosto Lilás”. A iniciativa buscou conscientizar a sociedade sobre a importância de combater e denunciar a violência contra a mulher, fortalecendo a rede de proteção já existente no município.
Com o projeto “Patrulha de Proteção à Mulher”, coordenado pela Sargento Ágatha e Sargento Antunes, foram ministradas palestras na sede municipal e nos distritos de Contrato e Santa Joana. Nos encontros, voltados a grupos acompanhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), foram debatidos temas como os diferentes tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, a importância da denúncia e os canais de apoio às vítimas.
A secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Elisângela Carvalho, destacou a relevância da mobilização e da união de esforços em torno da causa. Ela argumentou ser fundamental reforçar, junto à sociedade, que a violência contra a mulher não pode ser naturalizada. “É preciso falar sobre o assunto, levar informação e fortalecer cada vez mais as redes de apoio. Quando atuamos em parceria, conseguimos oferecer mais segurança, acolhimento e esperança para as mulheres que precisam de proteção e respeito.”. Carvalho, explicou, ainda que a campanha tem caráter permanente, sendo assim as ações de conscientização e prevenção continuarão ao longo do ano.
Combater a violência contra a mulher é dever de todos! Se presenciar ou sofrer algum tipo de constrangimento/abuso; procure ajuda e denuncie o agressor... Ligue 180 ou 190.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba