Prefeitura promove 2ª Conferência das Cidades com engajamento à construção de um futuro mais equitativo para Itamarandiba

A Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural, promoveu, no dia 26 de junho, a 2ª Conferência Municipal das Cidades, como parte da etapa preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades. Durante o evento foram realizadas palestras e debates com temas voltados à implementação e execução da política urbana na cidade itamarandibana. Dentre os objetivos da 2ª Conferência estava construir uma Itamarandiba mais justa, democrática, inclusiva e sustentável.

Realizada no Centro Social Mali Martin, a Conferência contou com a presença do prefeito Pedro Afonso, secretários municipais, vereadores presidentes e representantes de entidades não governamentais, sindicatos e associações comunitárias de várias localidades do município.

A presidente da Comissão Organizadora, Sra. Gabriela Godinho, contou que o evento propôs ser espaço de diálogo, construção coletiva e participação cidadã. Neste contexto, Godinho explicou que a finalidade da 2ª Conferência estava ligada diretamente ao propósito comum de refletir e propor caminhos para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, pautada por princípios de inclusão, democracia, sustentabilidade e justiça social. “Sabemos que os desafios urbanos exigem soluções integradas e colaborativas, e é exatamente por isso que a presença e a contribuição de cada um aqui é tão valiosa. Portanto, que este seja um momento fértil para o diálogo plural, a escuta respeitosa e a formulação de propostas transformadoras. Vamos, juntos, construir uma cidade mais humana, resiliente e comprometida com o bem-estar de todas as pessoas.”.

A geóloga, Úrsula Leandro, ao ministrar palestra magna com o tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, lembrou aos presentes que a implementação de políticas públicas de racionalização do uso do solo urbano no município contribui decisivamente para melhor efetivação do princípio constitucional da função social da propriedade.  

Ao final, os participantes do evento foram divididos em cinco grupos, onde os integrantes discutiram entre si os eixos recomendados e apresentaram propostas; dentre as quais, quatro foram eleitas pelos participantes e serão enviadas para a etapa Estadual. Foi feita, ainda, eleição dos delegados; esses foram nomeados durante a Conferência e representarão o município de Itamarandiba em Conferências Estadual e Nacional.

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba