Prefeitura reconstrói e entrega nova Unidade Básica de Saúde à população do Bairro 1º de Maio

A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na última sexta-feira, 13 de março, a nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro 1º de Maio. Com as melhorias realizadas, o imóvel passou a garantir mais conforto aos pacientes e servidores. 
A reinauguração da Unidade foi prestigiada por moradores, representantes da sociedade civil e autoridades municipais, dentre elas: prefeito Pedro Afonso Fernandes Filho, secretária municipal de Saúde, Alda Alves Bié Pimenta, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural, José Cristiano Oliveira, secretário municipal de Governo e Planejamento, José Adilson Oliveira, coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Ana Paula Campos, e vereador Márcio Daniel Moraes – Marcinho do Valtão; no ato representando a Câmara Municipal.

De acordo com o prefeito, Pedro Afonso as obras realizadas na UBS 1º de Maio vão proporcionar avanços significativos na qualidade do atendimento oferecido à população que depende dos serviços de saúde na unidade. Ele destacou, ainda, que a readequação e modernização do espaço integram o conjunto de ações planejadas pela administração municipal para fortalecer a rede pública de saúde de Itamarandiba. Por fim, o prefeito ressaltou que diversas iniciativas já foram implementadas e que novos investimentos e melhorias estão por vir. “É com grande alegria que estamos no bairro 1º de Maio para a reinauguração desta unidade, uma obra muito aguardada e que agora entregamos à população. Praticamente reconstruímos a UBS, promovendo ampla modernização da sua infraestrutura para garantir mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho aos nossos servidores. Acredito que investir em saúde é investir em dignidade, segurança e qualidade no atendimento; por isso, seguimos firmes com nosso compromisso de promover melhorias contínuas em todas as unidades de saúde do município. Já avançamos com a entrega da unidade no distrito de Dom Serafim e, em breve, vamos inaugurar também a unidade no povoado de Divino. Além disso, daremos início a novas reformas nas unidades de Penha de França e Santa Joana, sempre com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado, acolhedor e digno para nossa população e servidores.”.

Com a reconstrução, a UBS 1º de Maio continua a ofertar, para os aproximadamente 4.000 habitantes da região, o serviço da Estratégia Saúde da Família; a qual, além de 01 recepcionista e 01 auxiliar de serviços gerais, conta com: 01 médico, 01 enfermeira, 01 odontóloga, 01 auxiliar de saúde bucal, 04 técnicos de enfermagem e 05 agentes comunitários de saúde. Em adição às consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, os profissionais realizam procedimentos de retirada de pontos, puericultura, aferição de dados vitais, curativos, aferição de medidas antropométricas, atendimento ginecológicos com a realização de exames de prevenção de câncer de colo de útero, vacinação, visitas domiciliares, dentre outros.

Ao detalhar as melhorias na estrutura da unidade — como pintura, troca do piso, substituição de portas e janelas, reforma do telhado, adequações de acessibilidade e reestruturação da sala de vacina, do consultório odontológico e dos banheiros — a secretária Alda Bié destacou que a entrega das novas instalações representa grande avanço no acolhimento oferecido aos moradores do bairro 1º de Maio. Segundo ela, as intervenções garantem mais conforto e dignidade aos usuários, além de melhores condições de trabalho para os profissionais, refletindo diretamente na qualidade do atendimento. “Como já ressaltado pelo prefeito Pedro, avançamos muito, mas seguimos firmes no compromisso de continuar investindo e ampliando os serviços para atender cada vez melhor os itamarandibanos”, afirmou.

A UBS 1º de Maio está localizada à Praça da Criança, nº 105, Bairro 1º de Maio, seu horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 07h00 às 17h00.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba



















