Itamarandiba sedia encontro de gestores da Saúde do COSEMS/Regional e reunião CIB-MICRO Conjunta e MACRO Jequitinhonha

Nos dias 05 e 06 de novembro, Itamarandiba sediou o encontro regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) - (SRS/Dtina, CIB-MICRO Conjunta e CIB-MACRO Jequitinhonha), com a participação maciça de representantes de 32 municípios da região do Vale do Jequitinhonha. Marcaram presença no evento, também, o prefeito de Itamarandiba, Pedro Afonso Fernandes Filho, secretária municipal de Saúde, Alda Bié, presidente do COSEMS, Israel Ornelas, superintendente Regional de Saúde de Diamantina (SRS/Dtina), Cleya da Silva Santana Cruz, e o representante do Ministério da Saúde, Sr. Daniel Sucupira.

O encontro, realizado na Casa da Música, faz parte de uma série de reuniões realizadas e tem por objetivo debater entre os gestores municipais as demandas e prioridades das ações dos serviços públicos de saúde nas municipalidades do Alto e Médio Jequitinhonha. Durante o evento foram abordados vários temas representativos dos desafios do Sistema Único de Saúde na região. Dentre as pautas de discussão estavam: a transformação digital na saúde pública, importância do planejamento e utilização dos recursos estaduais, elaboração do Plano Municipal de Saúde, manejo clínico na Atenção Primária à Saúde (APS) e ortopedia na macrorregião Jequitinhonha.

O prefeito de Itamarandiba, Pedro Afonso, destacou a importância do diálogo conjunto para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde na região e ressaltou que o encontro regional do COSEMS e da Comissão Intergestores Bipartite tem o poder de trazer bons resultados e novas perspectivas para todos os municípios representados. “Itamarandiba se sente honrada em sediar este espaço de debate e planejamento de gestores, secretários e técnicos da saúde pública da Macro Jequitinhonha. Somos cientes dos desafios que os municípios enfrentam na gestão da saúde, especialmente em regiões como a nossa, onde as distâncias e as demandas são muitas. Por isso, momentos como este são essenciais para construirmos soluções integradas, compartilharmos experiências e definirmos prioridades que realmente façam a diferença na vida da população.”.

A programação do encontro dos Gestores da Saúde foi diversificada e propôs maior aproximação entre os governos: estadual, federal e municipal. Nas reuniões das Comissões Intergestores Bipartite Microrregionais e Macrorregionais os gestores relataram os assuntos e deliberaram providências com vistas da resolução e aprimoramento dos serviços de saúde.

A superintendente da SRS/Dtina, Cleya Cruz, agradeceu a cidade de Itamarandiba pela acolhida e apoio prestado aos mais de 30 municípios participantes. Em sua fala, Cruz destacou que, além de constituir espaço de discussão, negociação e pactuação das políticas públicas e da destinação de recursos, a CIB configura-se como instrumento essencial para o debate das principais demandas da saúde regional, contribuindo para a busca de resolutividade junto aos órgãos das esferas estadual e federal. “Estamos aqui para discutir as políticas e ações de saúde no território dos 32 municípios. Quero registrar o acolhimento de Itamarandiba, município de grande relevância na macrorregião Jequitinhonha, que desde 2022 atua como polo microrregional, ao lado de Diamantina, desempenhando papel estratégico para o fortalecimento da rede de saúde da micro e da macrorregião”, disse a superintendente.

Instrumento de união e fortalecimento da gestão municipal, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde se reúne de forma periódica. Os encontros, que acontecem, a cada mês, em um município diferente; contribuem diretamente para a construção de um Sistema Único de Saúde mais eficiente, humanizado e próximo das necessidades da população.

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba