Novos conselheiros tutelares de Itamarandiba tomam posse para o quadriênio 2024/2027

 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 10 de janeiro, na Câmara Municipal de Itamarandiba, a solenidade de posse e diplomação dos novos conselheiros tutelares e suplentes - quadriênio 2024/2027. Estiveram presentes no ato o prefeito Luiz Fernando Alves, vice-prefeito Lete Monteiro, presidente da Câmara Municipal, Claudinei Fernandes – “Ney Barrela” –, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itamarandiba, Danielle Aparecida Gomes de Melo, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Gabriella Gandra Bié Costa, secretário municipal de Administração, Gabriel de Fátima Santos, procurador-geral do Município, Pedro Afonso Fernandes,  secretários municipais, familiares dos empossados e representantes da sociedade civil e de entidades.

 

Eleitos no dia 10 de outubro de 2023, os 05 conselheiros titulares e os 05 suplentes terão papel fundamental no que diz respeito ao zelo dos direitos das crianças e adolescentes do Município de Itamarandiba. Nesse contexto, o prefeito Luiz Fernando frisou a importância do órgão para fortalecer a política municipal e garantir que crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados, bem como falou da responsabilidade e o poder que foi confiado a cada conselheiro. “Eleitos em um processo democrático e transparente, vocês possuem papel fundamental para assegurar os direitos das nossas crianças e adolescentes. A alegria pela vitória traz consigo grandes reponsabilidades, visto que tomarão decisões difíceis, mas que certamente serão de grande valia para a sociedade. Parabenizo-os pela eleição e desejo a cada um discernimento para desempenharem um excelente trabalho.”, diz.

 

Ao lembrar que o Conselho Tutelar foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com a missão de representar a sociedade na defesa dos direitos dos infantojuvenis, a presidente do CMDCA, Danielle Gomes, deu boas-vindas aos novos conselheiros e reforçou a necessidade de os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estarem em consonância para garantir que as crianças e adolescentes estejam de fato protegidos e assistidos de maneira eficiente. “O processo eleitoral dos conselheiros é burocrático e desgastante, mas nos dá enorme satisfação por sabermos que estamos contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa. Contudo, devo enaltecer a união e apoio do Ministério Público, Prefeitura e Câmara Municipal nesse processo. Sem a participação dos três poderes dificilmente conseguiremos ter um conselho eficiente. Gratidão a todos!”.

 

 

Titulares = Silvia Alves da Silva, Fernanda das Dores Oliveira, Maria Adriana Alves dos Santos, Rosilene de Fátima Ramos dos Santos e Maria Helena Guedes Silva.

Suplentes = Flaviane Maria dos Santos, Maria Lúcia Leite, Iris Daiany Fernandes Couto, Ronildo Silva Fernandes e Aparecida de Fátima Carvalho. 

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba