Programa Universidade nas Comunidades leva saúde e bem-estar à população de Itamarandiba

 

 

O Programa Universidade nas Comunidades, uma parceria entre Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Prefeitura de Itamarandiba e Conselho Regional de Enfermagem (COREN), promoveu, durante 04 dias, na cidade itamarandibana, uma série de ações voltadas ao bem-estar e saúde da população local.

 

Tendo início na terça- feira, 07 de novembro e finalizando os trabalhos na sexta-feira, dia 10, o projeto, que conta com carreta consultório, levou atividades promovidas pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM juntamente com os profissionais da Prefeitura.

 

Ofertadas gratuitamente, as ações incluíram atendimentos odontológicos na unidade móvel, inserções de Dispositivo Intrauterino (DIU), exames eletrocardiogramas com laudo, dermatoscopias, retinoscopias, radiografias digitais, visitas domiciliares para rastreamento de câncer bucal em acamados e escovação supervisionada. Os acolhimentos foram pré-agendados pelas Unidades de Saúde do Município e atenderam as necessidades da comunidade.

 

De acordo com a professora da UFVJM e coordenadora do Programa Universidade nas Comunidades, Helisamara Guedes, o evento foi muito bem organizado e conseguiu integrar a Universidade aos serviços de saúde; o que possibilitou qualidade da assistência à saúde e melhoria da formação profissional. “Considero o resultado como muito positivo, inclusive falo com convicção que superou as nossas expectativas! Agradeço a Prefeitura de Itamarandiba e toda equipe da Secretaria de Saúde pelo apoio e parceria de sucesso.”.

 

Em Itamarandiba, o Programa Universidade nas Comunidades contou com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Saúde e 30 profissionais da UFVJM; sendo 7 professores, um médico e vários alunos. A mobilização resultou na realização de 126 retinoscopias, 106 dermatoscopias, 109 eletrocardiogramas, 101 atendimentos de odontologia, 25 à puérperas, 20 atendimentos de crianças e 50 consultas de enfermagem com inserção de DIU, neste procedimento houve a capacitação de 02 enfermeiras de Itamarandiba que darão seguimento à essa ação. Além disso, foram realizadas 30 visitas domiciliares para rastreamento de lesões bucais e promovido orientações em saúde com palestras e apresentações teatrais aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e às comunidades escolares: Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Consola Gusmão e Escola Estadual João Silvério.

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba