Tradição e fé: Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Itamarandiba é um dos maiores celeiros culturais do Vale do Jequitinhonha e todo filho desta terra traz na memória e no coração a beleza e a importância da Festa do Rosário para as gerações passadas e futuras. Foi com esse anseio de valorização e pertencimento que a Paróquia São Sebastião e a Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveram, de 13 a 22 de outubro, a tradicional Festa de Nossa do Rosário dos Homens Pretos, evento onde fé, religiosidade e cultura se misturam com sentimentos nobres.

Com participação de grupos folclóricos, artistas locais, banda de música, alvoradas, queima de fogos, barraquinhas, manifestação religiosa, procissões e celebrações, a festividade demonstrou a riqueza cultural do povo de Itamarandiba. Vários itamarandibanos e turistas saíram às ruas para prestigiarem e demonstrarem, com muita alegria, toda a devoção e fé que cultiva a espiritualidade cristã.

No domingo (22), último dia de festejos, o típico cortejo, que mesclou o luxo da Corte Portuguesa com a beleza e mistérios da raça negra, e a linda procissão com o andor de Nossa Senhora do Rosário fizeram da festa um marco da cultura, enchendo os corações dos itamarandibanos e visitantes de emoção, comoção e alegria, trazendo a certeza aliada à esperança de voltar novamente no ano que vem.

 

Veja fotos do evento clicando AQUI

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba