Nova era na saúde de Itamarandiba: Município será Polo Microrregional de Saúde

 

O mês de agosto fechou com excelente notícia para Itamarandiba e região. Na tarde do dia 31, o Município foi confirmado como novo Polo Microrregional de Saúde, junto com Diamantina. O parecer técnico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), que deferiu o pedido da criação do polo, foi confirmado pelo prefeito itamarandibano, Luiz Fernando Alves, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/MG), realizada na cidade de Coronel Murta.

Defendida pela Prefeitura de Itamarandiba, Conselho Municipal de Saúde, Fundação Hospitalar Dr. Afonso Pavie (FHAP), Hospital de Itamarandiba e Câmara Municipal, a proposta de criação do Polo Microrregional de Saúde de Itamarandiba, que agora junto com Diamantina formarão uma Microrregião em Saúde bipolar, foi aprovada por unanimidade dos gestores dos Municípios e a expectativa é que nas próximas reuniões sejam definidos os fluxos de atendimento das cidades que compõem a microrregião.

Prefeito Luiz Fernando, secretária municipal de Saúde, Alda Bié, diretor técnico da FHAP, Dr. Tales Macedo, diretor executivo do Hospital de Itamarandiba, Raimundo Lima, médico regulador do Município, Dr. Henrique Marski.  

 

O pleito, feito junto à SES/MG, através da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Diamantina, foi conduzido pelo prefeito de Itamarandiba Luiz Fernando Alves que não mediu esforços para ofertar mais essa grande benfeitoria aos itamarandibanos. Segundo Alves, a expectativa é que a habilitação ocorra até dezembro de 2023, a partir de quando o Município poderá ser elegível para vários serviços de média complexidade que ainda não podiam ser custeados com pactuações Estadual e Federal. “O Sistema Único de Saúde (SUS) possui uma estrutura hierárquica de atendimento - baixa, média e alta complexidade - e regionalizada. A criação de um novo Polo de Saúde permitirá ao Município a concorrer uma série de investimentos que atualmente só estão disponíveis para Municípios sede; a exemplo: implantação de centro de especialidades médicas estadual, de hemodiálise, Centro de Terapia Intensivo (CTI) e aquisição de tomógrafo. Isso demonstra a importância da instalação de um Polo em Saúde em Itamarandiba para o aprimoramento e fortalecimento da saúde pública da região.”, comemorou o prefeito Luiz Fernando.

Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal fez questão de reconhecer o empenho dos prefeitos e secretários municipais de Coluna e Carbonita pelo apoio e luta na busca por essa grandiosa conquista. Luiz Fernando agradeceu, ainda, a direção do Hospital de Itamarandiba, da Fundação Hospitalar Dr. Afonso Pavie, equipe médica, enfermagem e todos os servidores do Município de Itamarandiba que diretamente ou indiretamente contribuíram para a concretização do pleito. “O momento é de alegria e comemoração! A cada um que lutou incansavelmente para que esse processo fosse aprovado fica meu muito obrigado e garanto à vocês que não vamos decepcioná-los! Itamarandiba e nossa região agora certamente terá seus índices de assistência à saúde melhorados, pois pela primeira vez em toda a sua história, será protagonista em ofertar os serviços de saúde para os nossos munícipes e de toda a região.”.

A Macrorregião de Saúde do Jequitinhonha é composta pelas Microrregião em Saúde de Araçuaí, Serro, Capelinha/Turmalina/Minas Novas e agora Diamantina/Itamarandiba.

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba