Município de Itamarandiba declara situação de emergência em razão de incêndios florestais

 

Sem registros de chuvas significativas há várias semanas e com recorrentes ocorrências de incêndios de grandes proporções em áreas de florestas de eucalipto, o Município de Itamarandiba declarou hoje, 31 de março, situação de emergência. A medida foi adotada por Decreto de Nº 5175/2023 que será enviado para homologação do Estado por meio da Defesa Civil Estadual e também para reconhecimento do Governo Federal.

No documento, o Município noticia a situação de anormalidade ocasionada pelos incêndios florestais que trazem sérios prejuízos socioeconômicos e ambientais. E pede, ainda, o auxílio dos governos estadual e federal para prestarem o auxílio necessário ao enfrentamento dos incêndios.

 

Ante a baixa umidade do ar, agora agravada pelos efeitos das queimadas, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil aproveita para alertar a população da necessidade e importância de redobrar os cuidados com a hidratação, especialmente das crianças e idosos. A recomendação é para que, além do reforço com cuidados de hidratação, também se evite realizar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas e que se durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores ou com bacia de água colocada estrategicamente no ambiente.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para os próximos dias não há previsão de chuvas contínuas em quantidade suficiente para reversão imediata do quadro de estiagem no Município de Itamarandiba. Assim sendo, no período a população deve manter os cuidados com a saúde.

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba