Falta de vagas e dificuldade de transferência de pacientes para tratamento em outro Município

a]

O Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra (HMGFG), Prefeitura de Itamarandiba e Secretaria Municipal de Saúde prezando pela transparência, a qual norteia a Gestão 2017/2024, vêm a público prestar esclarecimentos à população acerca da situação envolvendo a falta de vagas e transferência de pacientes para outros Municípios.

Antes porém, é preciso explicitar que o que é da competência da Secretaria de Saúde de Itamarandiba; a Gestão Municipal tem conseguido ofertar. Reestruturação e compra de equipamentos de última geração para o Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra, disponibilização de pediatra, ortopedista, ginecologista obstetra, fisioterapeuta e cirurgião no HMGFG, construção de novas UBS’s e implantação da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) são apenas alguns dos exemplos.

Importante esclarecer, também, que muitas situações expostas em redes sociais não condizem com a realidade. Vale destacar que Itamarandiba conta com médicos qualificados e estes analisam cada caso clínico de maneira específica; levando em consideração critérios adotados pelo médico que acompanha o paciente em questão. Nesse sentido, é de extrema importância a população buscar sempre informações verídicas nas mídias oficiais da Prefeitura ou diretamente na Secretaria Municipal de Saúde.

Dito isso, é preciso explicar que a regulação das vagas de leito para outros Municípios é feita através das Centrais de Regulação em Teófilo Otoni e Belo Horizonte que atendem Municípios de todo o Estado de Minas Gerais. Não tendo Itamarandiba o poder de interferência e exigência de atendimento “prioritário”.

Importante reforçar, ainda, que é de competência do Estado alocar os pacientes e ser dele a responsabilidade de fazer a gestão de leitos; ficando o Município de mãos atadas quanto a questão de transferências de pacientes para outras municipalidades. Entretanto, a Secretaria de Saúde de Itamarandiba não se omite de cobrar e buscar junto ao Estado soluções que o faça cumprir com seu dever de ofertar saúde de qualidade a todos.

Essa cobrança, também, pode e deve ser feita pelo cidadão. Para tal basta acessar o portal da Ouvidoria Geral do Estado; link: https://www.ouvidoriageral.mg.gov.br/ouvidorias-tematicas/ouvidoria-de-saude

Ressalta-se, mais uma vez, que apesar dos grandes desafios enfrentados na área da saúde, a Atual Gestão tem promovido, nos últimos anos, melhorias significativas que afetam diretamente no bem-estar da população.

O HMGFG e Administração 2017/2024, pautados na transparência e respeito ao povo itamarandibano, colocam-se sempre à disposição para esclarecimentos necessários.

Itamarandiba, 27 de fevereiro de 2023

Alda Alves Bié Pimenta