Itamarandiba imuniza mais de 08 mil animais na campanha de vacinação antirrábica/2022

 

A Prefeitura de Itamarandiba realizou, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde - Departamento Vigilância em Saúde Ambiental, de 1º de agosto até meados de outubro deste ano, a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos em toda a zona urbana e rural do município. Conforme dados divulgados, nesta segunda-feira (17/10), a mobilização resultou na imunização contra a raiva de 8.188 animais; tal número corresponde a cobertura de 95% de cães e de 97% de gatos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Juciele Rodrigues, o alcance de número tão expressivo se deve a organização do cronograma vacinal, bem como o empenho das equipes de Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Rodrigues explicou que foram montados pontos de vacinação nos bairros da cidade, distritos e comunidades rurais; tal estratégia, segundo ela, facilitou na abrangência dos resultados que acabara por ultrapassar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Esses números são motivos de alegria e comemoração por parte de todos os envolvidos na campanha de vacinação antirrábica/2022. Dentre os fatores que levaram a esse sucesso está a dedicação das equipes de ACE’s e ACS’s; à eles ficam o nosso reconhecimento e agradecimento.”, diz.

 

Durante a campanha foi vacinado um total de 6.999 cães, sendo 1.654 na área urbana e 5.345 na zona rural. Também foram imunizados 320 gatos na zona urbana e mais 869 na zona rural; totalizando 1.189 felinos. A vacinação foi restrita a caninos e felinos a partir dos 03 (três) meses de idade e, na ocasião, as fêmeas prenhas não foram imunizadas. No dia 17 de setembro foi realizado o DIA D da campanha, quando foram montados pontos estratégicos nos bairros da sede municipal como: 1º de Maio, São Geraldo, Fazendinha e Centro.

 

A coordenadora Juciele ressaltou que apesar dos números se mostrarem satisfatórios, ainda, existe animais a serem imunizados; nesse sentido ela orienta aos tutores, que por algum motivo não levaram os animais para vacinarem, a procurarem a Vigilância em Saúde Ambiental, situada à Rua Cel. Gentil Fernandes, 108, Centro; telefone: (38) 3521-3188.

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba