Serviço de Inspeção Municipal de Itamarandiba entrega certificado de registro para empresa de entreposto de carnes e defumados

Equipe do SIM esteve na comunidade de Rio das Pedras para entregar o certificado que é garantia de segurança de higiene e qualidade de procedência do produto.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Agricultura de Itamarandiba, conferiu, na última segunda-feira (17/01), mais um certificado de registro para empresas instaladas no município. O documento foi entregue pela equipe do SIM ao proprietário da unidade de beneficiamento de carnes e defumados situada na zona rural de Itamarandiba, mais precisamente na comunidade de Rio das Pedras. Essa é a segunda empresa a receber o registro do órgão; a outra, instalada na comunidade de Serra dos Martins, comercializa doces de leite e derivados.

Durante a entrega, a gestora de inspeção sanitária, a médica veterinária Mara Matos, afirmou que o trabalho da equipe do SIM foca na valorização do produtor rural e busca garantir mais segurança ao consumidor. Ela ressaltou, ainda, que a documentação estimula a economia local e permite aos microempreendedores aumento nas vendas. Nesse sentido, Matos mencionou que, além dos dois certificados de registro já entregues, outros 19 estão em processo de averiguação no órgão; sendo: 08 queijarias, 07 entrepostos de carnes e defumados, 01 entreposto de ovos, 01 agroindústria de doces, 01 entreposto de mel e 01 laticínio. “O SIM busca legalizar as agroindústrias do município! Para obter o registro a empresa e o alimento produzido passam por várias etapas de controle. A certificação é garantia de que o consumidor terá um alimento de qualidade. Já o empresário consegue negociar a produção com certificado de segurança de higiene; isso agrega valor e qualidade de procedência ao seu produto.”, diz.

O proprietário da unidade de beneficiamento de carnes e defumados, Sr. Jairo Costa, recebe das mãos da gestora de inspeção sanitária, médica veterinária Mara Matos, certificado de registro do SIM.

De acordo com a gestora de inspeção, as empresas com registro do SIM possuem vantagens em relação à concorrência; visto que a produção legalizada oferta qualidade, segurança alimentar e participação em programas governamentais de compra direta. Para tanto, ela explicou como a empresa deve proceder para conseguir o certificado de registro junto ao órgão. “Os interessados em adquirir o certificado devem procurar o SIM para que possamos orientá-los acerca de documentação necessária e como proceder para iniciar o processo. Após isso, nossa equipe técnica realizará visita de fiscalização no local e nos documentos exigidos; se tudo estiver dentro da legislação o certificado de registro é concedido.”.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está localizado na Rua Tabelião Andrade, nº 141 A, no centro da cidade; ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, e os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.

Da redação: Assessoria e Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba