Prefeitura de Itamarandiba promove palestra de prevenção ao suicídio de Itamarandiba promove palestra de prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu ontem, 14 de outubro, a palestra “Prevenção do suicídio e valorização da vida”. O evento, realizado no Plenário da Câmara Municipal, foi dividido em duas sessões: uma no período da tarde e outra à noite, tendo como público alvo, respectivamente, os servidores municipais e população em geral.

A palestra foi ministrada pela renomada psicóloga e palestrante nas áreas de prevenção e posvenção ao suicídio, tanatologia e cuidados paliativos, Dra. Luciana Carvalho Rocha. A especialista abordou o assunto focando no tema “Falar é a melhor opção”. Na primeira sessão, realizada às 15 horas, ela explanou acerca do suicídio com os servidores municipais da área da saúde, educação e assistência social; visto que eles são agentes multiplicadores de ideia e considerados peça fundamental para levar aos lares itamarandibanos informações que dão conta da importância da prevenção e da necessidade de se discutir o tema de maneira aberta com amigos e familiares.  

o secretário municipal de Saúde, Antônio Andrade, e o prefeito Luiz Fernando Alves fizeram questão de prestigiar as explanações da palestrante Dra. Luciana Carvalho.

Junto aos dois grupos de participantes, a palestrante Luciana Carvalho enfatizou as características da doença, o comportamento peculiar aos indivíduos que necessitam de ajuda e a melhor maneira de lidar com o problema, seja ele no contexto familiar ou não. Ela apresentou triste estatística apontando que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo; no Brasil isso acontece a cada 45 minutos. “Devemos entender que a pessoa pensa que quer desaparecer, mas realmente o que ela quer é ser encontrada. O suicida não quer se matar! Ele quer matar a sua dor. E essa agonia pode estar relacionada a alguns fatores de risco como desastre, perdas pessoais ou financeiras, transtornos mentais, abuso de substâncias, impulsividade, histórico familiar, tentativa prévia e doenças crônicas.”, alertou Carvalho.

 

A psicóloga Dra. Luciana Carvalho é referência no assunto prevenção e posvenção ao suicídio.

Ciente de que o diálogo é instrumento primordial na educação e conscientização acerca da prevenção ao suicídio, o prefeito Luiz Fernando Alves fez questão de participar do evento. Na ocasião, o chefe do executivo explicou que o encontro foi de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e visou discutir o tema promovendo conhecimento sobre as formas e métodos de combater a doença. “Tivemos um importante encontro com a psicóloga e suicidóloga Dra. Luciana Carvalho Rocha. Com o tema ‘Falar é a melhor opção’, a palestra capacitou servidores públicos municipais, alertou e sensibilizou nossa comunidade. Aproveito e faço um apelo para que todos ajudem ou colaborem com nossos irmãos que precisam de ajuda.”, diz Alves

Cerca de 200 profissionais ligados às áreas da saúde, assistência social e educação participaram da palestra “Prevenção do suicídio e valorização da vida”.

Além do prefeito Luiz Fernando, servidores municipais e sociedade civil, fizeram-se presentes na palestra “Prevenção do suicídio e valorização da vida” o presidente da Câmara Municipal, Heli Nunes, vereadores e os secretários municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e de Administração e Finanças, respectivamente, Antônio Andrade, Lourdes Monteiro, Adalgisa Araújo e Gabriel de Fátima Santos.      

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

© 2019 Prefeitura Municipal de Itamarandiba