Asfalto Itamarandiba/Contrato: Sonho começa a se tornar realidade com assinatura da ordem de serviço

Maquinários já se encontram no local da obra. O serviço será executado graças a parceria firmada entre Prefeitura, empresários, Aperam BioEnergia e CII-AMAJE.

Histórico! Assim pode ser considerado o dia 08 de agosto de 2019 para a população de Itamarandiba, em especial para moradores do distrito de Contrato e comunidades adjacentes.  Nesta data, o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, acompanhado de secretários municipais e vereadores, assinou, juntamente com o representante da AMAJE, Sr. Juventino Moreira “Dico”, a ordem de serviço para o início da obra de pavimentação asfáltica de 08 km da estrada que liga a sede municipal ao distrito de Contrato.

A solenidade de assinatura aconteceu no canteiro de obras, localizado cerca de cinco quilômetros do centro da cidade, e além de autoridades do Poder Executivo, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Heli Nunes, vereadores, representantes de entidades de classe, empresários locais e sociedade civil.

Prefeito Luiz Fernando foi o grande articulador para que a obra fosse viabilizada. O investimento será custeado com recurso municipal na ordem de 800 mil reais.

Sonho antigo da população, a pavimentação da estrada contratense é uma obra complexa e exigirá considerável investimento e muita cautela em sua execução; assim sendo, a Prefeitura itamarandibana buscou parcerias que viabilizasse importante benefício. O prefeito Luiz Fernando tratou pessoalmente do assunto dialogando e apresentando o projeto, por várias vezes, aos potenciais parceiros. Ao fim das tratativas tornaram-se apoiadores da Prefeitura na execução da obra: empresários de Itamarandiba e Contrato, Aperam BioEnergia e o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura dos Municípios da Amaje (CII-AMAJE). “Quero agradecer aos nossos amigos colabores pela ousadia em nos ajudar a transformar este sonho em realidade. Isso é prova de que quando trabalhamos com seriedade e comprometimento a confiança resulta em bons frutos. Sem dúvidas o asfaltamento dessa estrada será um marco na história de Itamarandiba e trará incalculáveis benefícios ao nosso povo. Reconhecer, também, o importante papel que os nobres vereadores tiveram nesse processo. Eles aprovaram a Lei que permite a Prefeitura receber doações.”, diz Alves.

Ao destacar que a parceria resultará numa economia de aproximadamente 70% para os cofres do município, o prefeito afirmou que o empreendimento vai ajudar no desenvolvimento de Itamarandiba. Segundo ele, a obra tende a melhorar o escoamento de bens e serviços, agilizar o deslocamento de pacientes e aumentará consideravelmente a circulação de pessoas entre a sede municipal, distrito e municípios vizinhos. “Mesmo com a imprescindível ajuda que estamos recebendo, a Prefeitura deve gastar na obra em torno de 800 mil reais e que serão muito bem gastos. Lembro que se fosse uma empresa terceirizada para executá-la seria mais de 4 milhões de reais e caso o DER a fizesse não sairia por menos de 6 milhões. A Prefeitura está fazendo um investimento para empresas que geram renda e emprego para nossa gente, privilegiando, também, os moradores do distrito de Contrato e facilitando o acesso às queridas cidades de Capelinha e Aricanduva.”

O momento histórico para o município de Itamarandiba contou com a presença de autoridades, parceiros, amigos e sociedade civil.

Com população estimada em 3.500 habitantes e distante de Itamarandiba 24 km, o distrito de Contrato terá, em um primeiro momento, 08 quilômetros de sua estrada pavimentada; trecho compreendido entre saída de Itamarandiba até a entrada da Usina de Triagem e Reciclagem de Resíduos Sólidos.

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba